Trabalho Banco
(Fundação Itaú Social)
O Itaú entende que a educação é o principal fator a ser considerado para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A atuação da Fundação Itaú Social se dá em todo o território brasileiro, em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil.
As propostas desenvolvidas e apoiadas têm como foco a educação integral, a gestão educacional, a avaliação de projetos sociais e a mobilização social.
O trabalho da Fundação Itaú Social tem conquistado reconhecimento no Brasil e no exterior. O Programa Escrevendo o Futuro, por exemplo, que em 2008 se transformou em Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, foi incorporado à política de governo federal para o Ensino Fundamental e Médio, o que demonstra a consistência e a relevância da iniciativa.
A Fundação Itaú Social é administrada por um Conselho Curador e por um Corpo Diretivo. Ao Conselho compete deliberar sobre as atividades; estabelecer diretrizes para as normas de procedimentos internos; eleger e destituir os membros da Diretoria, da Comissão Executiva, do Comitê de Programas e Patrocínios e do Conselho Fiscal; e designar funções, fiscalizar a gestão e aprovar as contas, o orçamento e o balanço anual da entidade.
Bradesco (Fundação Bradesco criado em 1956)
A Fundação Bradesco é um projeto social em plena operação desde sua criação em 1956 e que, ano após ano, amplia e aperfeiçoa sua atividade no campo do ensino, de modo a contribuir, mais e mais, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes onde se instala. Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco, estava convicto de que a instalação de escolas em regiões com carência desse serviço, contribuiria para a diminuição das desigualdades sócio-econômicas e, como reflexo, democratizaria a distribuição dos frutos do desenvolvimento econômico. Sendo assim, o Banco Bradesco decidiu