Trabalho balanço patrimonial e dre
Curso: Gastronomia
Gestão Financeira e Contábil de serviços de alimentação
Professor: João Carlos Domingos da Silva
Aluno: Igor de Souza Bassi
Exercício:
Elaborar uma pesquisa básica sobre o Conceito e a Estrutura do Balanço Patrimonial e da DRE. (Demonstração dos Resultados dos Exercícios)
Balanço Patrimonial:
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
*Ativo Circulante
O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de Dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de Dezembro de 2011, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de Dezembro de 2012.
Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, porém, é usado esta classificação mais extensa, de forma que, como padrão, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no