Abordando o balanço patrimonial e a dre
Maicon Rodrigo Girardi
Ademar Lima Junior
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL
FIN 21 – Contabilidade
14/12/2011
RESUMO
Este trabalho caracteriza-se por um estudo aprofundado das duas principais ferramentas contábeis, mais especificamente o Balanço Patrimonial e a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Para realização do mesmo utilizou-se como fonte de pesquisas a internet e livros de autores experts no assunto. Sendo que ao final deste trabalho concluiu-se que essas duas ferramentas podem ser consideradas a base da Contabilidade, pois destas variam as outras ferramentas utilizada por essa ciência e sem essas ferramentas a administração da empresa seria quase impossível por parte dos gestores.
Palavras-chave: Balanço Patrimonial. DRE. Ferramentas Contábeis.
1. BALANÇO PATRIMONIAL
1. FUNÇÃO
Segundo Marion (2009):
O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, sendo que esta ferramenta reflete a posição financeira da empresa em determinado momento, é como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e a pagar em determinado período.
A grande importância do balanço reside na visão que ele fornece das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises. (ESPÍNDOLA, sd)
2. ESTRUTURA
No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serão agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se