Projeto soletrando
PROJETO SOLETRANDO
Período de estudo: : abril a julho/2011
Público alvo: alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental – Escola Estadual Luzia Mendes Siqueira, Escola Estadual de Canafístula e Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo).
Culminância: 1ª semana de julho/2011
Responsáveis : Rodinele, Edna e Ana Maria .
Objetivos:
- Compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita.
- Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos.
- Incentivar e ampliar o vocabulário dos alunos.
- Despertar o interesse pela escrita.
Problema:
- A deficiência ortográfica
Justificativa:
O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação. Para se conseguir um uso adequado da ortografia é preciso, então, que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles.
O aprendizado da ortografia não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura.
É de suma importância que o professor tenha e trabalhe incessantemente com o uso do dicionário, pois através dele muitas dúvidas são solucionadas e o aluno