Trabalho ava
Segundo o Ministério da Saúde a instabilização da incidência da AIDS no Brasil foi crescente até o ano de 2000, assim podendo atingir a meta de combater o HIV e outras doenças tais como a malária, a tuberculose e a hanseníase até o ano de 2015.
Afirma-se também que o índice de mortalidade infantil será reduzido sendo que a meta estabelecida pela ONU para o milênio é de 17,9 óbitos por mil, mas ainda hoje podemos dizer que crianças pobres tem o dobro de chance de morrer, e as nascidas de mães negras e indígenas são as com maior taxa de mortalidade.
Ter as mulheres estudando mais que os homens e a redução de gases que prejudicam a camada de ozônio, redução de desmatamento, o aumento da eficiência energética com maior uso de fontes de energia renováveis, também são objetivos que o Brasil já pode dizer ter conquistado.
Mas mesmo já ter conseguido bater essas metas ainda falta muito a se fazer em um curto período de tempo.
Hoje ainda podemos afirmar que mesmo as mulheres estudando mais, têm menos chances no mercado de trabalho em relação aos homens, e salários menores exercendo a mesma função.
A questão cultural ainda é uma barreira a ser mudada, não adianta um país com leis e decretos de mudanças se na prática são na maioria das vezes ignorados.
Existe o problema do desvio do dinheiro público e corrupção, no qual prejudica diretamente na verba que poderia estar sendo usada na sustentabilidade, uma vez que a desigualdade social ainda é muito grande, a meta de melhoria na questão de moradia e de saneamento básico ainda depende muito dos investimentos e da prioridade que nossos dirigentes dão a esses problemas. O ensino das escolas públicas ainda é