trabalho ava
A noção de sustentabilidade tem duas origens .a primeira ,na biologia, por meio da ecologia.
A segunda ,na economia ,como adjetivo do desenvolvimento ,em face da percepção crescente ao longo do século XX .de que o padrão de produção e consumo em expansão no mundo sobretudo no último quarto desse século ,não tem possibilidade de perdurar.
Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992),nasce a noção de que o desenvolvimento tem ,além de um cerceamento ambiental ,uma dimensão social.nessa,está contida a ideia de que a pobreza é provadora de agressões ambientais e por isso ,a sustentabilidade deve contemplar a equidade social e a qualidade de vida dessa geração e das próximas.
A ideia de sustentabilidade ganha corpo e expressão politica na adjetivação do termo desenvolvimento ,fruto de percepção de uma crise ambiental global.
As chuvas ácidas sobre os países nórdicos levaram a Suécia ,em 19968 a propor ao concelho econômico e social das nações unidas(ECOSOC )a realização de uma conferencia mundial que possibilitasse um acordo internacional para reduzir a emissão de gases responsáveis pelas chuvas ácidas.
Se de um lado ,os países desenvolvidos definiam a defesa do meio ambiente no sentido de retirar do desenvolvimento sustentável a centralidade do social em direção ao amb
A fusão do eixo do combate a pobreza com a economia verde na Rio + 20 parece indicar algo nesse sentido ,assim como um novo casamento entre economia e meio ambiente.
Passo 2
As cinco dimensões propostas pelo autor são;
1 Econômica
Que supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo ,com economia crescente de recursos naturais ,com destaque para recursos permissivos como as fontes fosseis de energia, e os recursos delicados e mal distribuídos ,como água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como ecoeficiencia ,que supõe uma contínua inovação tecnológica .que nos leve a sai do ciclo fosse de energia