Trabalho atps
Em geral são todas as pessoas que desejam um algo a mais para seu animal de estimação, e essas pessoas se concentram nas classes baixa, média e alta, sendo a baixa a que menos consome.
Faturamento do mercado
Em 2009, o consumo de produtos ligados a pets, como rações, medicamentos, acessórios, equipamentos e serviços, gerou um faturamento anual de R$ 9,1 bilhões no Brasil.
Em 2010, esse faturamento aumentou 10%, no ano de 2011 passou para 29% e em 2012 a estimativa é de que o segmento cresça e movimente por volta de R$ 25 bilhões.
Evolução do mercado
Os principais motivos para o mercado ter evoluído tanto são as pessoas com desejo de adiar a chegada dos filhos, a solidão causada quando se mora sozinho e os benefícios das relações entre seres humanos e os animais.
Começar o negócio
Aluguel de um local por volta de 50m² já é o suficiente para abrir seu Pet Shop, além de mais ou menos uns 7 mil reais de capital de giro para as primeiras despesas.
O empreendedor deve levar em consideração alguns aspectos, como a facilidade de acesso dos clientes, estacionamento no local ou próximo à loja, produtos de qualidade, bom atendimento ao cliente e ter uma política de pós-venda, dentre outros fatores.
O sucesso de um Pet Shop dependerá de funcionários capacitados, da apresentação de diferenciais competitivos e, acima de tudo, da capacidade de fazer frente às exigências do público consumidor.
Bibliografia
LUIS, Mirela. As perspectivas do mercado pet brasileiro em 2012. Disponível em: www.revistanegociospet.com.br/materias-as-perspectivas-do-mercado-pet-brasileiro-em-2012.php. Acesso em 11 de Setembro de 2012.
RIOS, Cristina. Manter um amigo fiel custa caro. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=975778&tit=Manter-um-amigo-fiel-custa-caro. Acesso em 11 de Setembro de 2012.
GASPARIN, Miriam. Pet shop continua atraindo novos empreendedores. Disponível em: www.jornale.com.br/mirian/?p=13043. Acesso em 11