TRABALHO ATPS HERMINIO
O salário é um pano de fundo, ele está ligado à satisfação das necessidades humanas. As pessoas desejam dinheiro para a sua satisfação fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim, ele não gera satisfação ao empregado, e sim uma recompensa justa pelo seu trabalho.
Este é um dos temas mais polêmicos atualmente no mercado se realmente o salário é um fator motivacional, pois as empresas ainda hoje perdem talentos para outras pelo salário.
Estudando um pouco mais a fundo o assunto, verificamos que o salário consegue suprir as necessidades fisiológicas e higiênicas, mas não suprir o ego humano.
Quando o colaborador está motivado ele entra no equilíbrio do seu ciclo, porém quando cai sua motivação, o mesmo entra num desequilíbrio até conseguir aumentar sua motivação e voltar ao equilíbrio normal.
O que motiva um funcionário é tendo um bom ambiente de trabalho, portanto os profissionais devem criar condições para isso, cultivando relacionamentos e melhorando o clima à sua volta.
Não adianta ganhar um ótimo salário e trabalhar mal humorado, tendo um dia sempre estressante, é preciso motivá-los, investir com treinamentos para desenvolvê-los em suas funções.
“A empresa deve cultivar, cuidar bem de seus funcionários, para que eles cresçam motivados, fortes e confiantes.”
Mas por outro lado o salário pode sim ser um excelente motivador! Como?
“Quando as pessoas acreditam que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter mais dinheiro.”
Passo 2
A motivação é uma força particular
A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular, erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva