Trabalho atoa
Palavras-chave: Meio Ambiente; Sabão; Ensino de Biologia. 1. INTRODUÇÃO A questão do lixo está se tornando um dos problemas mais sérios da atualidade. A reciclagem é uma forma de gerenciamento dos resíduos, pois transforma o lixo em insumos com diversas vantagens ambientais (ALBERICI; PONTES, 2003).
O óleo usado é um dos resíduos descartados. Os alimentos aquecidos em óleo reutilizado podem aumentar a tensão arterial.
A história por intermédio de inscrições, na Babilônia, revela desde 2.800 a.C., que apareceram evidências de material parecido com sabão, habitantes ferviam gordura juntamente com cinzas, mas não mencionam o seu uso. As inscrições revelam que os habitantes ferviam gordura juntamente com cinzas, mas não mencionam para que o “sabão” era usado.
Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis) e residências jogam o óleo comestível de cozinha usado na rede de esgoto. Ele pode contaminar o meio ambiente de forma considerável, como, por exemplo, na água, que se instala na sua superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a sua oxigenação, comprometendo os seres vivos aquáticos; no solo, infiltra-se, destrói terras e ao chegar aos lençóis freáticos contamina a água dos rios, dos poços e das nascentes; e o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera gás metano para a atmosfera. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente constitui uma prática ilegal punível por lei.