Preparação do cloreto de sódio
Química Inorgânica 2 – Laboratório
Preparação de Cloreto de Sódio
Materiais:
1 capsula de porcelana, 1 vidro de relógio, balança semi –analítica, 1 pipeta graduada de 10mL, 1 proveta de 20mL, 100mL HCl 6 M , 2g de bicarbonato de sódio, água destilada, pisseta, conjunto para aquecimento ( bico de bunsen, tripé e tela), fio de níquel – cromo, solução de nitrato de prata 0,1M.
Procedimento experimental:
1. Pese, em balança semi-analítica, uma cápsula de porcelana e um vidro de relógio.
2. Pese, na cápsula, aproximadamente 1,00g de bicarbonato de sódio; anote a massa exata;
3. Adicione 10mL de água destilada ao NaHCO3, medida com uma proveta, e cubra a cápsula com o vidro de relógio.
4. Levantando ligeiramente o vidro de relógio e adicione, por meio de um conta-gotas, ácido clorídrico 6M, gota a gota, 3 gotas por vez, até que uma nova adição não mais provoque efervescência.
5. Lave cuidadosamente a face inferior do vidro de relógio, com água destilada, usando para tal uma pisseta. A água de lavagem deve ser recolhida na cápsula.
6. Retire o vidro de relógio e aqueça a cápsula suavemente, com bico de Bunsen e tela de amianto, a fim de evaporar a água. Quando o sal estiver começando a cristalizar, recoloque o vidro de relógio sobre a cápsula, pois a partir deste momento há uma tendência de gotas da solução saltarem para fora da cápsula.
7. Continue o aquecimento até não haver mais água na cápsula e no vidro de relógio.
8. Deixe esfriar e pese o conjunto cápsula + vidro de relógio + sal.
9. Calcule o rendimento da reação.
10. Dissolva uma ponta de espátula do produto obtido em cerca de 2mL de água destilada, e realize as reações de caracterização do produto:
a) Teste para o íon Na+: leve uma gota da solução à chama azul do bico de Bunsen por meio de um fio de níquel-cromo, e observe a coloração que a chama assume.
b) Teste para o íon Cl –: adicione à solução algumas gotas de uma solução de nitrato de prata.