Trabalho As Competencias Do Servi O Social
Efetivar pesquisas que possam contribuir para análise da realidade social dos alunos e suas famílias.
Viabilizar as melhorias de condições de vida e sobrevivência das famílias e dos alunos.
Estabelecer a mediação com instituições, serviços e organizações.
Maximizar a utilização dos recursos da comunidade.
Fomentar a vivencia de valores de práticas de solidariedade e voluntariado no interior da escola e com a comunidade.
Estimular a criação de ambientes positivos para fazer da escola um ambiente de bem estar, de aprendizagem positiva e de felicidade.
Favorecer ações de sensibilização e formação.
Criar estratégias e formas de desenvolver o exercício de cidadania, contribuindo para a inclusão social de alunos e adultos.
Desenvolver sessões/atividades com as famílias e alunos na escola.
Planificar e dinamizar projetos internos e colaborar com projetos externos ao agrupamento.
Contribuir para a formação de novos assistentes sociais, disponibilizando campo de estágio adequado ás novas exigências do perfil profissional.
O trabalho do assistente social na área da educação é, em primeira instância, garantir o direito já afirmados nos marcos legais, identificando e intervindo nas expressões das questões sociais que fazem parte desse campo de atuação. Situações vivenciadas pelos estudantes no âmbito socioeducacional e escolar, indisciplina, atitudes e comportamentos agressivos e violentos, evasão escolar, pluralidade e respeito à diversidade, a relação escola-comunidade, crianças e adolescentes vítimas de violência, a questão dos atos infracionais, a questão étnico-racial na escola, diversidade de orientação sexual, enfim, situações interligadas à vida cotidiana dos estudantes e de suas famílias que podem comprometer o bom desempenho escolar dos mesmos.
A questão social como objeto de estudo e intervenção do assistente social é nitidamente percebida no espaço escolar, e a inserção do assistente social tende a contribuir na