Trabalho Aryanne
INTRODUÇÃO
Os tecidos conjuntivos têm como características básicas a presença de grande quantidade de substancias entre as células, denominada matriz extracelular.
COMPONENTES DO TECIDO CONJUNTIVO
A matriz extracelular é basicamente composta de fibras, células e água. Tem três tipos de fibras: colágena, elástica e reticular. A colágena forma feixes de fibras entrelaçadas, o que lhe confere resistência. As fibras elásticas são constituídas por proteína elástica com grande capacidade de distensão, denominada elastina. As reticulares, constituída por colágeno, formam uma rede ramificada de proteínas resistentes que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.
CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS CONJUNTIVOS
Os tecidos conjuntivos podem ser classificados em dois grandes grupos: tecido conjuntivo propriamente dito e tecidos conjuntivos especiais. Denso Não modelado: formado por fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, o que confere resistência e elasticidade.
Denso Modelado: encontrado nos tedões, apresenta fibras paralelas umas às outras e alinhadas às células.
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO Nesse tecido a substância intracelular é reduzida, e as células, ricas em lipídios, são denominadas células adiposas. Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funções de reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolamento térmico. Ocorre também ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração.
As células adiposas possuem um grande vacúolo central de gordura, que aumenta ou diminui, dependendo do metabolismo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das células adiposas diminui; caso contrário, ela se acumula. O tecido adiposo atua como reserva de energia para momentos de necessidade.
TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do