Ornitorrincos
O ornitorrinco é um mamífero muito diferente dos outros. A fêmea não dá a luz, põe ovos e choca. Os filhotes nascem de ovos que são chocados e, depois que nascem, são amamentados. As fêmeas não têm tetas, mesmo assim amamentam os bebês. O leite produzido pelas glândulas mamárias escorre e fica acumulado na região do peito da mamãe ornitorrinco. Os filhotes vão lá e lambem o leite.
Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras. Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida.
Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.
Além de pôr ovos, ser mamífero, ter bico e viver na água, o ornitorrinco ainda por cima é venenoso. Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem esporões tóxicos, servindo como instrumento de defesa do animal. O veneno fica em suas garras, As quatro patas também servem de nadadeiras, e o bichinho pode ficar até cinco minutos debaixo da água.
O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos(camarões), peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando