Trabalho artes
Dentre as muitas harmonias cromáticas existentes podemos citar três que são mais comuns:
Harmonia Complementar:
Utilizando o círculo cromático ao traçar uma linha reta dentro deste as duas cores atravessadas por ele correspondem a cores complementares.
Harmonia Análoga
Harmonia Análoga é a harmonia obtida por cores semelhantes, próximas no círculo cromático. Estas sempre partem de uma mesma cor.
Harmonia Monocromática:
A Harmonia monocromática é obtida através do uso de uma única cor, adicionando a esta apenas o branco ou o preto, fazendo várias matizes de uma mesma cor.
Cores Primárias
Vermelho (magenta), o amarelo e o azul são as cores primárias. São a partir das distintas misturas entre elas que obtemos todas as outras cores.
Cores Secundárias
Cores secundárias são as cores obtidas com a mistura de duas cores primárias:
São elas : O Laranja, o violeta e o verde.
Policromia e Monocromia
A Policromia é o uso de várias cores para a realização de um trabalho:
Romero Britto – Night Out (2004)
Monocromia
Trabalhos realizados com uma única cor, porém com variações de tons são trabalhos monocromáticos. Estes apresentam várias matizes da mesma cor. Utiliza-se uma cor e acrescenta-se branco ou preto, para alcançar uma escala de tons.
Pablo Picasso – Guernica (1937)
Trabalhos dos alunos do 8°ano Escola Machado de Assis 2011
Cores Quentes e Frias
A temperatura das cores designa a capacidade que as cores têm de parecerem quentes ou frias, através de sensações que elas transmitem ao observador.
Cores Quentes: Estas cores dão a sensação de atividade, alegria, aconchego. Todas as cores que tem em sua composição o vermelho e ou o amarelo sugerem calor. Remetem ao fogo, ao sol, ao sangue. Possuindo o caráter vivo e estimulante.
Cores Frias: São cores que transmitem a sensação de frescor, tranquilidade, serenidade. Têm em sua composição o azul. Remetem ao frio, umidade, limpeza, isolamento.