Trabalho Artes
As obras de arte, desde a Antiguidade até hoje, nem sempre tiveram a mesma função. Ora serviam para contar uma história, ora para rememorar um acontecimento importante, ora para despertar o sentimento religioso ou cívico. Foi só no final do século passado e início deste século que a obra de arte passou a ser considerada um objeto desvinculado desses interesses não-artísticos, um objeto propiciador de uma experiência estética por seus valores intrínsecos. Assim, dependendo do propósito e do tipo de interesse com que alguém se aproxima de uma obra de arte, podemos distiguir três funções principais para a arte. Uma função Pragmática ouUtilitária, outra Naturalista e ainda outra de caráter Formalista.
A arte sempre esteve interagindo em cada época e se adaptando ao seu meio cultural, para pior ou melhor. Notadamente percebemos hoje, de forma nítida, a superação da arte em suas relações de sociabilidade. A vemos aliada ao conhecimento tecnológico, à cultura digital. às políticas públicas como em suas aplicações em arte-educação e com isso a construção de uma identidade diversa e inclusiva.
Neste caso, temos a contribuição da arte nos resgates de valores culturais outrora perdidos, além de sua contribuição na abertura de novas frentes de relacionamentos transversais.
A arte, em sua aventura e interação com o meio social se torna preponderante nos dias de hoje ao trazer consigo a perspectiva da criticidade num tempo de uniformidade de pensamento que, segundo Nilton Santos, "coisificou" nossos espíritos.
É importante que, com isto em mente, possamos insistir em seguir pelo difícil caminho da arte, de forma a estarmos aptos a contribuir para a reconstituição de nossas "auras"