TRABALHO ARCANJO
ANALISE DE BALANÇO
QUOCIENTE DE ESTRUTURA DE CAPITAIS & RENTABILIDADE
Analisando os Índices e Enfatizando
“Nada estabelece limites tão rígidos à liberdade de uma pessoa quanto a falta de dinheiro.”
John F. Kennedy
TEMA: Quocientes de Estrutura de Capitais
Os Quocientes de Estrutura de Capitais servem para evidenciar o grau de endividamento da empresa em decorrência das origens dos Capitais investidos no Patrimônio. Eles mostram a proporção existente entre os Capitais Próprios e os Capitais de terceiros, sendo calculados com base em valores extraídos do Balanço Patrimonial. No Balanço Patrimonial, o lado do Passivo mostra a origem dos Capitais que estão à disposição da empresa, enquanto o lado do Ativo mostra em que esses capitais foram aplicados. Assim, do confronto entre os Capitais próprios e os Capitais de Terceiros, ficamos sabendo quem investiu mais na empresa: se os proprietários ou se pessoas estranhas ao negócio. São os Capitais Próprios e de Terceiros que financiam os Investimentos efetuados pela empresa em Bens e Direitos, demonstrados do lado do Ativo. Quando os Investimentos na empresas são financiados pelos Capitais de Treceiros, podemos afirmar, em princípio, que a situação financeira da empresa é satisfatória.
Por outro lado, quando os Investimentos na empresa forem financiados pelos Capitais de Treceiros em proporção maior do que pelos Capitais Próprios, podemos afirmar, em princípio, que a empresa está endividada. Neste caso, é provável que uma parcela maior dos lucros seja destinada a remunerar esses Capitais de Terceiros.
ATIVIDADES:
Questões Discurssivas 1-5
1. Quando uma empresa substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo, o que acontece com o seu endivida mente (quantidade e qualidade da dívida)?
2. Quando pensamos em endividamento é comum lembramos da afirmativa: “dívida não se paga, administra-se”. Comente-a.
3. Os Ativos da Cia. Exemplo são financiados, em sua maior parte, por capitais