Trabalho Arcanjo
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS-FAMETRO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIEGO ALEME FALCÃO
Analise de Balanço
MANAUS
2015
DIEGO ALEME FALCÃO
Analise de Balanço
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial ou final da disciplina Analise de Balanço, ministrado pelo Prof. Arcanjo do Curso de Ciências Contábeis da Fametro.
Manaus
2015
1. Quando uma empresa substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo, o que acontece com o seu endividamento (quantidade e qualidade da dívida)?
Significa que ela terá um indicie de endividamento ruim, pois estará antecipando os pagamentos de despesas que teriam maior tempo para liquidá-los. Haverá uma concentração do endividamento no curto prazo, sem a correspondente geração de receitas no curto prazo. Nesse caso, a empresa passará certamente por dificuldades, uma vez que dificilmente terá valores no seu disponível para honrar com compromissos que normalmente seriam pagos em longo prazo.
2. Quando pensamos em endividamento é comum lembrarmos da afirmativa: “dívida não se paga, administra-se”. Comente-a.
Se a afirmativa for seguida à risca, pode haver um grande risco. Obviamente que é extremamente melhor a qualquer empresa ou mesmo pessoa física buscar administrar seus compromissos e isso passa, inclusive, por uma eventual adequação no perfil das dívidas. Porém, não se pode trabalhar com a idéia de que simplesmente dívida não se paga. Até mesmo porque boa parte das dívidas é onerosa e, adequações e readequações à parte, ônus financeiros serão gerados, e esses nunca são recomendáveis. O ideal é que o perfil do endividamento seja adequado à geração de receitas, com a finalidade de saldar os compromissos no menor prazo possível e com os menores encargos possíveis.
3. Os ativos da Cia. Exemplo são financiados, em sua maior parte, por capitais de terceiros. Pode-se dizer que ela está muito endividada