Trabalho Appaloosa
APPALOOSA
ANÁPOLIS
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
APPALOOSA
Trabalho apresentado à disciplina de
Equideocultura sobre a raça de cavalos Appaloosa.
Acadêmicos
Camila Rodrigues Ferreira RA: 9020440750
Eliana Yasmin S. C. Costa RA: 9017435618
Lucas Diniz Cardoso RA: 9017429697
Renato Estevão Reis RA: 0053684131
ANÁPOLIS
2015
ORIGEM DA RAÇA
A raça Appaloosa, também conhecida como cavalo dos índios, tem sua origem na América do Norte, no século XIX. Formada a partir dos cavalos introduzidos pelos colonizadores europeus na América, estes animais de plástica inigualável corriam soltos pela bacia do rio Colúmbia e seus afluentes onde foram capturados e domesticados pelos Nez Perce, índios guerreiros que habitavam o vale do rio Palouse, uma região dominada pelos colonizadores franceses, daí a origem do nome.
HISTÓRIA
Os Nez Perce domavam os cavalos pintados, usando-os como meio de transporte, montaria de caça e como instrumento de guerra nas constantes batalhas com os brancos.
Ágeis, rústicos, velozes e resistentes, os cavalos pintados dos Nez Perce atraíam a atenção dos colonizadores, atribuindo-se aos franceses o nome que estes animais receberam, La Palouse, numa referência ao rio de mesmo nome, situado, hoje, no Estado do Oregon. Excepcionais para cavalgadas de longas distâncias e na travessia de regiões íngremes e áridas, o cavalo dos Nez Perce foram submetidos a uma rigorosa seleção baseada na resistência, coragem e pelagem pintada. Os indivíduos que não acentuavam estas características eram castrados - para não serem utilizados na reprodução - e utilizados apenas como animal de montaria.
A técnica de seleção, adotada há mais de 100 anos, acabou garantindo a preservação das principais características destes animais, em especial sua variada e exótica pelagem. Apesar de a autoria da primeira seleção da raça na América ser atribuída aos Nez Perce, historiadores acreditam que a origem de