aluno
Appaloosa
Alunos: Mateus Barra Bernardes 11121MEV026 Lucas Ramos de Faria 11121MEV020
Introdução:
Origem:
O appaloosa é um cavalo de origem antiga, cerca de 18000 AC pois encontraram pinturas rupestres semelhantes a pelagem appaloosa.
Em 2500 AC há relatos de imperadores chineses muntados em cavalos semelhantes como sinal de status de nobreza.
Em 1710 colonizadores espanhóis trouxeram o appaloosa para a região do rio palouse no estado do Oregon, onde os índios da tribo Nez Perce domesticaram esses animais pois usavam para transporte, caça e guerra, e por muito tempo fizeram uma seleção genética.
Em 1877 a Tribo Nez Perce contra a cavalaria americana que dizimou índios e cavalos.
Appaloosa Horse Club foi criado na década de 30 onde criadores fizeram vários cruzamentos com cavalos Árabes, Puro sangue Inglês e Quarto de Milha.
Origem no Brasil:
Chegou o primeiro exemplar no Brasil nos anos 70 em São Paulo, trazido por Carlos Raul Consoni, e logo depois em 1974 nasceu o primeiro amimal no Brasil.
Comanche’s Double foi o primeiro animal registrado no Brasil.
A associação brasileira de criadores de apaloosa foi criada em 1977 e seu registro é feito primeiramente na fase de potro e depois com 3 anos pois suas principais características já estarão fixadas
Caracteristicas:
Mesclado de áreas pigmentadas e despigmentadas na região dos olhos, focinho, genitálias, úbere, esclera branca evidente e cascos rajados
Podem ser de 5 pelagens diferentes:
- Blanket (cobertor)
- Marble (Mármore)
- Leopard (Leopardo)
- Snowflake (Flocos de Neve)
- Frost (Geada)
Aptidão:
Cavalo de porte Atlético para provas de rédeas, salto, tambores, baliza, hipismo, além de ser dócil e inteligente