Trabalho Antropologia
Autor(a):Katharine Santos
Laço familiar, coragem e determinação.
Familía, o amor supera o ciúme.
Salvador
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR –
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a):Katharine Santos Daniela Nascimento
Laço familiar, coragem e determinação.
Familía, o amor supera o ciúme.
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Antropologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e do(a) tutor(a) Prof.Melquiades Souza Amparo Neto.
Cidade
2013
1 INTRODUÇÃO
Compreender um laço familiar é o mesmo que está entre família. Na década de 50, as famílias eram constituídas basicamente por pai, mãe e filhos que obedeciam ao pai, econômica e afetivamente. Hoje em dia a composição da família acontece de forma diversificada, onde os papéis se invertem, porém o amor e respeito prevalecem. Elementar; Extensa; Composta; Fraterna ou Fantasma, como saber? As definições existem, mas a compreensão e o querer bem, completam o termo família.
A estrutura familiar do final dos anos 60 até os anos 80, por sua vez, sofreu uma diminuição significativa no número de filhos, que passou de três a quatro para dois a três, em média. Com esses fatores, houve um aumento no número de casais sem filhos e de uniões consensuais. O divórcio foi outro fator que obteve aumento na década de 90 e novas configurações familiares surgiu, a denominada família Elementar, já não era maioria. Nesse período, as funções de cuidado e educar os filhos passaram a serem compartilhadas com outros grupos sociais, de acordo as possibilidades econômicas.
Valorizar a diferença do outro é perceber que a sociedade está deixando de lado os seus Tabus e apresentando ao mundo outra visão para a boa convivência conjugal. É