TRABALHO ANGELA
ANTONIA ROBERTA CUSTODIO PINTO RA:3227012225
CRISTIANA DOS SANTOS SILVERIO RA 5889165285
ISABELA LUIS MARTINS RA 5221982033
RESUMO: CAPÍTULO 3- Alternativas para o Ensino – A Historia da Ciência
PROFESSORA: Angela.
BAURU
2015
Alternativas para o Ensino – A Historia da Ciência
Podemos nos remeter a pesquisas importantes na área de ensino de Ciências que nos mostram possíveis caminhos para que estudantes dessa disciplina possam construir concepções mais fundamentadas sobre a natureza do conhecimento, onde se trata de estratégias de ensino explicitas ou ate implícitas.
Uma tentativa implícita refere-se a um rompimento com um ensino tradicional e, como consequência, um rompimento com uma ciência baseada na aplicação de formulas, leis prontas e inalteráveis (Krasilchick,1987), alguns autores usam como estudos concepções da historia e filosofia da ciência como uma forma de trabalhar.
Uma concepção pelo uso da Historia é uma forma explicita de tratarmos sobre a epistemologia da ciência em sal de aula, e ainda aparece grandemente como uma alternativa para o ensino, que vise a uma construção de conceitos sobe o conhecimento cientifico Khalick e Lederman (2000).
A Historia da ciência é então, uma forma de apresentarmos uma ciência dinâmica e viva, discutindo a construção de determinado conhecimento desde sua gênese, ate chegarmos a sua concepção atual. A produção do conhecimento cientifico é uma construção... existem crises, rupturas, profundas remodelações dessas construções. Conhecimentos cientificamente aceitos hoje poderão ser ultrapassados amanha, a ciência é viva.
É um erro ensinar ciências como se os produtos dela resultassem de uma metodologia rígida, fossem indubitavelmente verdadeiros e consequentemente definidos, assim pode- se aproximar a ideia de que a Ciência corresponde a uma verdade absoluta.
A evolução das ciências é dificultada por obstáculos epistemológicos, entre os