Prova Ciencia Politica
A) O senso comum é uma abordagem pessoal sobre determinado assunto, sem fundamentos científicos. Seria uma reprodução de conhecimento adquirido em alguma conversa ou algo que a pessoa leu ou ouviu em determinado lugar, mas que não possui nenhum caráter científico.
B) Já a Ciência Política é o ramo do conhecimento que objetiva os estudos dos fenômenos e acontecimentos políticos. Segundo Mário Lúcio Quintão Soares a Ciência Política é concebida como “conhecimento ordenado, racional, objetivo e metódico de uma realidade política, (...), permitindo-se saber se é possível, e de que modo, o Estado deve atuar em um mundo globalizado como uma estrutura real e histórica”.
Questão 2:
Hobbes inicia a sua argumentação com a premissa de que no estado de natureza todos os homens são movidos pelo instinto de conservação. A luta pela sobrevivência instaura a guerra de todos contra todos. O medo da morte violenta associado à consciência de que é mais vantajoso viver no estado civil (instinto de conservação + razão) produz no homem o desejo de viver em paz. Desta forma, de livre vontade, visando apenas o interesse próprio de conservação, os homens chegam, então, a um acordo. Todos irão renunciar aos seus direitos naturais e submeter-se integralmente a um poder soberano.
A função do soberano é assegurar que todos respeitem o contrato social e, dessa forma, garantir a vontade de todos que é a paz e a segurança individual. Para desempenhar bem esta função, o soberano deve exercer um poder absoluto. Só dessa forma seria possível subjugar os interesses particulares, o individualismo cada vez mais acirrado presente na sociedade de relações mercantilizadas, o qual colocava em xeque o interesse geral, isto é, a convivência pacífica dos homens.
Através deste raciocínio lógico-dedutivo, desta construção do pensamento, chega-se à justificação do poder absoluto, do poder inquestionável. O poder soberano é legítimo, enfim, porque é constituído a partir da vontade livre de indivíduos