Trabalho Anatomia 3
CARINE FRAGA DA SILVA
DEUSILANE DE ARAÚJO PIMENTEL
ELIANA DA SILVA DE SOUZA
FRANCISCO ALBINO DE QUEIROZ DA CUNHA
JAQUELYNE DUTRA BARROS
KESIA JULIANA COUTINHO DA SILVA
Sistema Muscular
RIO BRANCO/ACRE
2015
Trabalho apresentado a disciplina de Anatomia Humana como requisito parcial para a obtenção da nota na 1ª NPC no curso de Farmácia pela Faculdade Meta.
Docente: Diego Avalo
RIO BRANCO
2015
Introdução
Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende do sistema muscular e, é conseguido pela contracção e relaxamento dos músculos.
O Corpo Humano tem muitos músculos e distribuídos por todo o corpo, representam em peso, a parte mais importante do nosso corpo - cerca de 40% do peso do corpo é formado por músculos.
Conceito de Músculos:
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.
Funções dos Músculos:
a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As