Resenha Serra Pelada
SISTEMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO
SERRA PELADA – A LENDA DA MONTANHA DE OURO
JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA Tuma II - Tecnólogo em Gestão Ambiental
Gestão Ambiental: Érica Câmara
1º Semestre
PLANALTINA-GO
2014
José Ribeiro de Souza
Serra Pelada – A lenda da Montanha de Ouro
Volume: 1
Resenha: Curso de tecnólogo em gestão ambiental, graduação. SIEL-Sistema integrado de Educação
Orientadora: Érica Câmara
Planaltina-GO 2014
Serra Pelada – A lenda da montanha de ouro
José Ribeiro de Souza
RESUMO
No segundo Semestre de 1979, na região da floresta amazônica, Estado do Pará, precisamente num morro próximo a grota rica, milhares de homens garimparam toneladas de ouro – o grosso foi em pó; carregados nas costas em saco, escavaram uma montanha de em média de 150 metros de altura. Por imposição do governo militar “A CIA VALE DO RIO DOCE” detinha o poder de exploração de minérios ali existentes. Nos dias atuais, “Serra Pelada” se transformou num lago de centenas de metros de profundidade, cercado de registros de lendas,misérias, comprometimento do solo, histórias de disputas, doenças e desigualdades sociais. Palavras-chave SERRA;LAGO;OURO.
Contam:Índio e trovão – ambos,garimpeiros que,o garimpo se originou dentro da fazenda três barras.Mais tarde se tornou conhecida como SERRA PELADA. Propriedade do finado velho Genésio.
A mulher de um vaqueiro foi lavar roupa e encontrou uma “pedrinha bonitinha”, não sabia o que era. Levou-a até o marido - que também não sabia o que era. Levaram a pedrinha para a cidade de Marabá, Lá foi atestado que era ouro.
Nas idas décadas de 1980, aquela área foi invadida por milhares de pessoas em busca do enriquecimento rápido através do ouro. Em razão da grande concentração de garimpeiros, a região atraiu também lavradores, profissionais liberais e até líderes religiosos, entre outros, cujas esposas realizavam a pescaria e outros afazeres domésticos para garantir a