Trabalho analítica
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
FILOSOFIA ANALÍTICA
Ana Paula Pereira Leite
RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a visão de linguagem de Heidegger e a filosofia analítica de linguagem de Wittgenstein, expressa no tractatus, com o afã de, conclusivamente, alcançar as diferenças na forma de pensar a linguagem de cada filósofo.
Palavras chave: filosofia, linguagem Heidegger, Wittgenstein.
ABSTRACT
This paper aims to examine the view of language analytic philosophy of Heidegger and Wittgenstein's language, expressed in the Tractatus, with the desire to conclusively reach the differences in thinking the language of each philosopher.
Keywords: philosophy, language, Heidegger, Wittgenstein.
INTRODUÇÃO
Cada disciplina do curso de pós-graduação da UNICAP finaliza com uma avaliação. Os mestres de Filosofia Analítica solicitaram um trabalho, cujo tema poderia ser escolhido pelo aluno, dentro do que fora oferecido na disciplina.
Assim é que este trabalho se presta à avaliação para conclusão da disciplina de Filosofia Analítica da Especialização de Filosofia Contemporânea.
Wittgenstein é um tradicional e reconhecido filósofo da linguagem, o qual fora muito debatido em sala de aula.
Já Heidegger, embora não seja considerado um filósofo analítico da linguagem, escreveu muito sobre o tema em diversos livros. Na pesquisa realizada para este trabalho, foi o que causou surpresa, pois o filósofo do ser tem material escrito sobre linguagem que poderia ser objeto de dissertação.
Só de livros específicos sobre o assunto, ele possui dois, mas fez comentários sobre o tema em diversas conferências, no seu afamado Ser e Tempo e no discurso sobre o humanismo.
A idéia de comparar esses dois filósofos foi a diferença de visão de mundo de ambos. Basta dizer que, para Wittgenstein, o mundo é o conjunto dos objetos,