As guerras napoleónicas.
Guerras Napoleónicas é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.
Napoleão chegou ao poder como 1º Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.
As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).
A primeira coligação |
A Primeira Coligação , foi a aliança formada pela Grã-Bretanha e pela Áustria, Prússia, Espanha, Províncias Unidas (Países Baixos) e reino da Sardenha - nações absolutistas -, contra a França revolucionária, entre 1793 e 1797.
Em 1796 o governo francês (o Directório) confiou a Napoleão Bonaparte o comando das operações militares contra as tropas austríacas na Itália. Ali derrotou as tropas austríacas e forçou a assinatura do Tratado de Campoformio, que estipulava que a França poderia conservar os territórios conquistados na Itália.
A segunda coligação
A Segunda Coligação , foi a aliança formada pela Grã-Bretanha e pela Rússia, Áustria, reino de Nápoles, Portugal e Império Otomano - nações absolutistas -, contra a França revolucionária, em 24 de Dezembro de 1798.
Nesse ano havia sido confiado a Napoleão Bonaparte o comando de uma expedição militar francesa ao Egipto, que se encontrava sob o domínio do Império Otomano, para ali interromper a rota britânica até à Índia. As tropas francesas desembarcaram em Alexandria, iniciando a invasão do país, que conquistaram, mas a frota francesa foi