Trabalho Analise de custos
Funcionam no país, devidamente autorizadas pelo Banco Central as denominadas instituições financeiras (bancos múltiplos, banco comercial, banco de investimentos, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, banco de desenvolvimento, caixa econômica a cooperativas de crédito), as distribuidoras de títulos e valores mobiliários, as corretoras de câmbio e valores mobiliários, as sociedades de arrendamento mercantil, as sociedades de investimento, os fundos de aplicação financeira e fundos de investimentos em quotas de fundos de aplicação financeira. Em linhas gerais, são as seguintes as principais características dessas entidades:
Banco Múltiplo – operam nos seguintes segmentos: banco comercial, banco de investimentos, sociedade de crédito, financiamento e investimento e sociedade de crédito imobiliário, podendo, os dois primeiros, ter autorização e operar também em câmbio.
Banco Comercial – especializado em operações de curto e médio prazos. Capta recursos do público por depósitos à vista e a prazo, emprestando a curto e médio prazos, para o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas, também podendo operar no crédito rural e em câmbio se tiver o nível de capital necessário.
Banco de Investimentos – especializado em operações de financiamentos de médio e longo prazos, tanto para capital de giro como para capital fixo. Faz financiamentos a empresas com recursos do Governo Federal, em operações de repasse, podendo também operar em câmbio, caso tenha o capital necessário.
Banco de Desenvolvimento – operam, fundamentalmente, como repassadoras de recursos do BNDES, da Caixa Econômica Federal e dos fundos por estes geridos, visando ao aporte de recursos para investimentos em projetos e programas que promovam o desenvolvimento econômico e social. Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento – atua no