Anel Deos
Oligoquetos
Apresentam poucas cerdas por anel. Não há parapódios (auxilio da locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo. Poliquetos
Possuem muitas cerdas em cada anel. Cada anel tem um par de projeções laterais, os parapódios, no qual estão implantadas as cerdas.
Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos.
Aquetos
Os aquetos não possuem cerdas e apresentam ventosas, que ajudam na fixação e na locomoção.
Artrópodes
Crustáceos
A maioria dos crustáceos é marinha. O corpo dos crustáceos é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome.
Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas.
Aracnídeos
O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de apêndices sensoriais, e também um par de apêndices em forma de pinça.
Quilópodes
O corpo dos quilópodes é formado por uma cabeça e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Esses animais têm um par de antenas longas na cabeça.
Diplópodes
O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos.
Em cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas.
Insetos
Na cabeça há um par de antenas e uma par de olhos, além do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona-se ao tipo de alimentação do inseto.
Reprodução
A fecundação é interna nas formas terrestres, podendo ser externa nas aquáticas. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto.