trabalho analise capo de for a
Não estamos falando do campo de força de naves estelares de um filme sci-fi. A análise de campos de forças é mais uma ferramenta de tomada de decisões.
Enquanto já falamos dos modelos Vroom-Yetton-Jago (Como modelo de tomada de decisões) e doPrincípio de Pareto (Como ferramenta de escolha entre possibilidades), hoje falaremos de mais uma ferramenta utilizada para analisar se vale a pena continuar adiante ou não em uma decisão tomada e ajuda a justificar sua decisão, a análise do campo de forças
. A análise do campo de força é um estudo inicialmente desenvolvido por Kurt Lewin, um renomado pesquisador no campo das Ciências Sociais. No Coaching, utilizamos esta ferramenta para diagnosticar as mais diversas situações, e promover a otimização dos resultados.
O que é?
Essa ferramenta foi criada por Kurt Lewin em meados dos anos 40 como uma ferramenta de apoio psicológica (sua profissão). Entretanto, hoje em dia essa ferramenta é mais utilizada em negócios para justificar o go/no-go de projetos.
Como utilizar?
Descreva o plano ou proposta em uma folha em branco ou quadro (você pode usar uma planilha fornecida como exemplo do site mind tools) como uma caixa. Liste as forças à favor do lado direito dessa caixa e as forças contra do lado esquerdo. Procure sempre levar em consideração os benefícios trazidos pela mudança proposta, quem apoia, a dificuldade em implementar a mudança sugerida, custos e riscos.
Depois de mapeadas todas as forças, você deve pontuá-las de 1 (fraco) a 5 (forte). Normalmente fazemos uma representação visual das forças para uma melhor demonstração (Quanto mais forte, maior a seta, por exemplo).
Assim você tem seu campo de forças prontos. Você pode utilizar essas informações para:
Analisar se vale a pena continuar com essa mudança
Analisar quais forças podem melhorar ou serem combatidas para melhorar seu campo de forças. Por exemplo, melhorar o conhecimento interno da equipe