Trabalho Ajuste de Curvas
Análise dos Fatores Preditores das Notas dos Alunos de Cálculo Diferencial do Uni-BH
Trabalho prático da disciplina Cálculo Numérico do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH.
2012 - 1
Resumo
Este trabalho contempla no MATLAB uma série de rotinas que realiza um ajuste de curvas dos dados das notas dos alunos de Cálculo Diferencial do Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH. Para o teste do programa e análise dos resultados foi utilizada uma base de dados obtida com o professore de Cálculo Numérico, Bráulio Couto. Tal programa também pode analisar outras bases de dados, desde que mantidos os mesmos métodos de obtenção de dados. Esta análise visa ajustar o melhor polinômio aos determinados dados de forma a se poder conhecer a possível nota de um aluno de cálculo diferencial, bastando saber suas características.
1. Introdução
Ajuste de Curvas é um método que consiste em encontrar uma curva que se ajuste a uma série de pontos e que possivelmente cumpra uma série de parâmetros adicionais. O ajuste de curvas é muito utilizado para, a partir de dados conhecidos, fazerem-se extrapolações. Por exemplo, conhecem-se os dados de consumo anual de carga elétrica de uma cidade. A partir destes dados conhecidos, podem-se fazer projeções para o futuro e com isso, fazer-se um planejamento para que a cidade seja suprida de forma adequada nos anos subsequentes. A idéia é projetar uma curva que melhor se ajuste aos dados disponíveis. Conhecida a equação da curva, podem-se determinar valores fora do intervalo conhecido.
As relações entre as variáveis envolvidas em um experimento podem ser classificadas em três tipos: DETERMINÍSTICAS, SEMI-DETERMINÍSTICAS e EMPÍRICAS. Nas relações determinísticas, as variáveis estão frequentemente relacionadas entre si por algum tipo de lei, que pode ser expressa por intermédio de uma fórmula matemática precisa e qualquer variação nas