Trabalho agustinho
PAULO DE TARSO
INSTALAÇÃO DE BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM
Instrutor: Heliano Pereira Conceição
Autores:
Belo Horizonte
Dezembro de 2012
INSTALAÇÃO DE BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM
Trabalho apresentado à disciplina de Processo Construtivo em Instalações Hidráulicas do Curso Técnico em Edificações da Unidade SENAI Paulo de Tarso.
Instrutor: Heliano Pereira Conceição
Belo Horizonte
Dezembro de 2012
INDICE
1 – INTRODUÇÃO
2 – DESENVOLVIMENTO
3 – CONCLUSÃO
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - INTRODUÇÃO
A instalação de uma banheira de hidromassagem pode ser considerada simples, mas a boa mão de obra é fundamental para evitar erros nesses equipamentos que utilizam água pressurizada e aquecida. Além disso, é importante ter conhecimento de hidráulica e elétrica.
A instalação das banheiras pode levar de duas a seis horas, conforme o tipo e as dificuldades que possam existir tanto no local quanto na própria execução. Se já houver uma previsão de instalação no projeto arquitetônico, o processo acaba sendo mais rápido. Além disso, os próprios fabricantes auxiliam a vida do instalador, produzindo acessórios que facilitam a instalação, como o uso de suportes (pezinhos) embaixo da banheira, excluindo a necessidade do uso de argamassa. São menos sujeira e rapidez na execução do trabalho.
Antes da instalação, é importante fazer uma avaliação prévia da residência para medir os lugares por onde a banheira terá de passar até chegar ao banheiro, e se há obstáculos para que o produto chegue até lá. Outro detalhe importante é que o espaço que abrigará a banheira seja adaptado para acomodar o encanamento. São necessárias uma entrada e uma saída de água para a banheira e, se embutida, o ideal é construir paredes de alvenaria e um piso homogêneo à base de cimento e areia.
A lateral da banheira ao lado da