Trabalho africa
A Geografia da religião é o estudo a um ramo da Geografia que procura explicar o tema da religião associado ao da geografia, buscando uma melhor compreensão da dinâmica do fenômeno da fé, definindo a pluralidade religiosa da espécie humana. Seu estudo procura medir o espaço das diferentes religiões, abordando teoricamente o papel do sagrado e do profano na organização.
A história das religiões tem sido marcada por intolerância religiosa que pode se expressar por diferentes maneiras: desde a não-aceitação pacífica da crença do outro, até às chamadas "guerras santas", isto é, conflitos sangrentos aparentemente por motivos religiosos, como, por exemplo, os conflitos armados entre protestantes e católicos na Irlanda e, mais recentemente, EUA (civilização ocidental) contra islâmicos.
Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de:
• Catolicismo: representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.
• Ortodoxo: é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.
• Protestantes: emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero foi quem liderou a revolta contra a