Trabalho Aecio Iodometria
2490 palavras
10 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGECURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
IODOMETRIA E PERMANGANOMETRIA LARISSA SOUZA
RUTH OLIVEIRA
Trabalho apresentado ao prof.o
Aécio Oliveira
Com exigência da disciplina de
Química Analítica.
Anápolis
Setembro-2015
INTRODUÇÃO
A IODOMETRIA é o método indireto de titulações de iodo. Consiste na titulação do iodo gerado em uma reação.
A iodometria se fundamenta na reação reversível de oxi-redução representada por: I2 + 2e-> 2I–
O iodo livre é capaz de retirar elétrons de alguns redutores, caracterizando-se, assim, como um oxidante, e, já que os íons iodeto têm a capacidade de doar elétrons para os oxidantes, ou seja, são redutores.
PERMANGANOMETRIA
Os íons denominados manganatos, na nomenclatura inorgânica, são quaisquer entidades moleculares carregadas negativamente (com caráter iônico) com manganês como átomo central. Entretanto, o nome é comumente usado para referir ao ânion MnO42- , que possui o íon Mn6+. No caso do íon permanganato, trata-se do composto MnO4 - , que possui o íons Mn7+ em sua estrutura, e apresenta a seguinte forma estrutural, de geometria tetraédrica:
Como o manganês está no seu estado de oxidação +7 e é um metal de transição (possui elétrons no orbital d), o ânion permanganato é um forte agente oxidante e possui coloração roxa em solução (tratando-se de um ânion composto).
Dentre as técnicas de análise usadas em química analítica, as técnicas de titulação de oxidação-redução envolvem o processo de oxidação ou redução do analito de interesse. Como o ânion permanganato é um forte agente oxidante, um de seus usos principais usos é a Permanganometria.
A permanganometria é um dos mais importantes métodos volumétricos de oxidação-redução e utiliza- se o permanganato como reagente volumétricodevido ao seu poderoso caráter oxidante além de dispensar o uso de indicadores para titulações em meio ácido. A tendência de redução do