Trabalho Adm Questoes Da Nike
A marca de produtos esportivos Nike é hoje a mais vendida entre as outras da mesma categoria, porém desde sua fundação, em 1964 por Phil Knight nos Estados Unidos, passou por dificuldades como ter que enfrentar as concorrentes Adidas, Reebok e New Balance e ser denunciada por um grupo de ativistas americanos, de trabalho escravo. No entanto em 1998, teve seus objetivos estratégicos modificados após aumentar seus investimentos em P&D.
ESTUDO DE CASO: O Professor que virou tênis
A Nike até 1998, tinha apenas como estratégia, a distribuição e produção de seus produtos, importando pares da marca Onitsuka, do Japão, para vendê-los nos Estados Unidos, em eventos esportivos. Como os pares não se diferenciavam das outras marcas e as concorrentes Reebok, Adidas e New Balance tornavam-se cada vez mais agressivas, as vendas da Nike começaram a cair. A partir de 1998, a Nike definiu a meta de se tornar líder mundial no futebol até 2002, aumentando seus investimentos em P&D para o lançamento de novos produtos, o que acarretou em uma mudança significativa em seus negócios.
Os objetivos estratégicos da Nike estavam voltados para a meta planejada que era tornar-se líder mundial no futebol até 2002. Ela aumentou seus investimentos significativamente acreditando numa nova linha de produtos esportivos, inovações na fabricação dos calçados tornando-os mais leves e confortáveis e das roupas utilizando um novo tecido. A Nike investiu em publicidade usando a figura popular de um jogador e times de futebol famosos patrocinando-os para divulgarem a marca.
As forças externas e internas que estavam influenciando os planos estratégicos da Nike eram as quedas nas vendas e nas ações por existir novos concorrentes no mercado e a similaridade dos produtos. Em 1997 a Nike era a segunda com mais credibilidade no futebol nos Estados Unidos, suas vendas correspondiam a 47% do mercado americano. Mas em 1998 as vendas caíram 8% causando queda nas ações da Nike, a concorrência de outras