Trabalho Acido
João Paulo Pereira de Melo
Aplicação de ácido Nítrico em Refinação de Metais Nobres
Professora: Elaine Balbinot
Caxias do Sul
2013
O que é Ácido Nítrico:
O ácido nítrico é um composto químico representado pela fórmula HNO3, líquido viscoso, inodoro e incolor, muito volátil, forte oxidante, corrosivo, imiscível em água.
Aplicação:
Este ácido tem bastante utilidade para as indústrias químicas, de compostos orgânicos, para fabricar explosivos como: pólvora, dinamite, TNT (trinitrolueno), para fabricar fertilizantes usados na agricultura, celuloses, fibras sintéticas, nylon entre outros produtos.
O HNO3 também é utilizado pelas indústrias metalúrgicas, no refino de metais preciosos, ouro e prata, é usado para gravar em fotogravura e litografia, pelas indústrias de impressão, também em filmes de nitrocelulose usado por fotógrafos, na indústria farmacêutica para destruir e compor medicamentos.
Segurança e Precauções:
Se inalado pode levar a desenvolver pneumonia e edema pulmonar, pode causar queimaduras na boca, garganta, esôfago e estômago se ingerido, se entrar em contato com a pele e olhos provoca queimaduras bruscas. Por isso muito cuidado ao se manusear o ácido nítrico.
Na produção do ácido nítrico, as indústrias liberam gases que além de poluir, iram contribuir para desencadear a chuva ácida e além de tudo agravar cada vez mais o efeito estufa.
Exemplo de Aplicação no Processo de Refinação de Ouro:
1 – pesar o ouro
2. Realizar a fundição do ouro com 5x mais de cobre do peso total do ouro das joias e colocar borato de sódio (bórax).
3. Depois de fundido, o metal em estado líquido deve ser vertido para um recipiente metálico grande cheio de água.
4. Vazar o metal para a água e nesta fase forma-se uma espécie de gotas de metal que vai facilitar a corrosão do ácido.
5. O processo essencial de refino de ouro: corrosão de metais complementares