TRABALHO GIVANILD INDICADORES ACIDO BASE
556 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTESCURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA
MATHEUS IZIDIO DE MORAES
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PESQUISA SOBRE INDICADORES ÁCIDO-BASE
Maceió/AL-2015
Matheus Izidio de Moraes
DISCIPLINA : QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PESQUISA SOBRE INDICADORES ÁCIDO-BASE
Trabalho apresentado para obtenção da nota na disciplina de Química geral e Inorgânica, no curso de Engenharia Mecatrônica no Centro Universitário Tiradentes- UNIT
Prof°- Givanildo Santos
.
Maceió
2015
.
Desde a Antiguidade já existia a necessidade de se identificar se os compostos eram ácidos ou básicos. Além disso, as soluções ácidas apresentam diferentes níveis de acidez, assim como as soluções básicas apresentam diferentes níveis de alcalinidade.
A medida usada para indicar esses diferentes níveis, de modo preciso, é a escala de pH (potencial hidrogeniônico) que determina a concentração de [H+] ( ou H3O+) em uma solução. Quanto maior essa concentração, mais ácida será a solução.
A escala de pH varia de 0 a 14, sendo que a solução será ácida se tiver valores de pH abaixo de 7; e, quanto menor o pH, maior será a acidez. As soluções que apresentam valores acima de 7 são básicas e, quanto maior esse valor, mais básica serão. Uma solução é considerada neutra se tiver pH igual a 7.
Para se determinar o pH, pode-se utilizar um aparelho denominado peagômetro. No entanto, com o passar do tempo, passou a ser mais comum e cômodo o uso de certos corantes que identificavam por meio da cor se uma solução é ácida ou básica. Esses compostos são denominados indicadores ácido-base e podem ser definidos da seguinte forma:
Portanto, o indicador muda de cor de acordo com o pH da solução, sendo que essa mudança de cor é chamada de viragem.
Existem muitos indicadores naturais, como o tornassol, que podem ser extraídos de certos líquens. Também é possível obter indicadores a partir do repolho-roxo, da beterraba, das pétalas de rosas vermelhas, do chá-mate,