trabalho acadêmico
A universidade é o local de produção de conhecimento dentro das normas científicas, isto é, o que se produz aí precisa estar de acordo com alguns procedimentos, para que tenha credibilidade e possa ser aceito pela Comunidade Científica.
Deste modo, uma primeira exigência que se faz é que as afirmações feitas nele estejam fundamentadas em textos de domínio público – publicados – por pessoas reconhecidamente aceitas dentro do âmbito acadêmico. Tais textos se encontram nas Bibliotecas, local onde ficam armazenados ou, hoje, em outros dispositivos digitais e sites eletrônicos, que correspondem a uma versão moderna das mesmas.
Em um trabalho acadêmico deve-se evitar a primeira pessoa do singular dos verbos, procurar falar de forma impessoal, pois, desde que publicado, este texto passará a fazer parte do acervo de conhecimentos produzidos na academia e já não pertencerá ao seu criador, a não ser nas referências e citações que serão feitas por outros do que aí está sendo afirmado. É deste modo que o autor aparece, quando outros leitores encontram nele uma forma de expressar as suas próprias ideias.
Este tipo de elaboração intelectual serve, tanto para atender à necessidade de se fazer uma proposta de trabalho futuro em algum setor da Universidade ou grupo de pesquisa, ou ainda para o ingresso em um curso de Pós-Graduação, como projeto de pesquisa, quanto quando da solicitação de um professor de uma disciplina, para efeito de avaliação mensal ou semestral. Serve, ainda, para demonstrar o grau de conhecimento atingido ao se finalizar um curso de graduação - quando o aluno apresenta o seu Trabalho de Conclusão de Curso -, ou, numa Pós-Graduação, ao finalizar a pesquisa realizada, se venha a relatar os resultados obtidos, seja numa Pós-Graduação latu senso, numa Pós Graduação stricto sensu, Mestrado,
Doutorado ou Pós-Doutorado ou num relatório de pesquisa dentro da rotina de funcionamento dos diversos grupos de pesquisa