RE: Unidade VI - Desenvolvimento Socioafetivo Através do Movimento
De Acordo com os Métodos de Alfabetização, o método Sintético e o Analítico, são parecidos. O que muda é que um é o inverso do outro, ou seja, o sintético desenvolve-se de parte para um todo, valorizando o fônico na alfabetização. O Analítico, parte do todo para depois analizar suas partes constitutivas, as novas esperiências motoras são ajustadas as já estabelecidas. A desvantágem desses métodos é que desvaloriza o pensamento dos alunos só o aluno aprende, não há uma relação de troca de aprendizagem, uma interação entre educador e educando.
Já o Método Clinico, é uma maneira mais moderna e evolutiva do ensino, ou seja, ele é baseado na teoria Piagetiana, tem como objetivo analisar o pensamento infantil. Enquanto a criança raciocina, seu pensamento é analisado.
De acordo com a Abordagem Construtivista, o sujeito se desenvolve de acordo com o meio que ele convive. Se ele convive com pessoas que possuem cultura mais elevadas, ou seja, com hábitos de leitura, ou insentiva a criança. Certamente esta criança terá um desenvolvimento cognitivo melhor, será mais ativa, mais interrogativa, etc. Seu envolvimento com o meio, em casa na escola, será mais proveitoso.
Acredito que devemos valorizar a construção do pensamento, dar importância a vontade de aprender do aluno e incentivar os desinteressados para que eles se adaptem da melhor maneira possível.
O Histórico-Social, concordo com Vigotsky, realmente a interação deve se dar entre o sujeito e o meio, apesar de poucos terem um ambiente cultural com hábitos de leitura, cabe a nós educadores desenvover este meio. Insentivando-os adiquirir habitos de leitura. Pois a escola também é um ambiente cultural e deve oferecer subsidios, juntamente com o sistema educacional para que o educador insentive os alunos a leitura, a participar de projetos culturais, etc.