TRABALHO ACADEMICOS
Cinthya Pereira Dias*
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. In: A importância do ato de ler. 49. ed. São Paulo : Cortez, 2008. p.11-21.
Conforme Freire (2008) não há um único e soberano consenso sobre a definição de filosofia. Visto que, o estudo filosófico valoriza a reflexão o pensamento rigoroso a crítica e o espanto e estas atitudes não fazem parte só dos indivíduos que se dedicam á filosofia. Os demais profissionais como cientistas também cultivam a autonomia o questionamento a razão para investigar e elabora suas teorias. Segundo o autor (2010) as necessidades humanas de escapar da morte fazem com que a ideia de salvação, de conforto e sentido para a existência humana. Dado que a racionalidade revela ao ser humano a sua condição mortal e de seu entes queridos. Então, os indivíduos buscam na religião por meio do exercício da fé uma proposta de salvação para explicar a finitude humana e as catástrofes da natureza. Alem da religião a filosofia e uma outra alternativa que utiliza da razão de pensamento lógico para explicar o significado de vida e morte, sem recorrer ao sobrenatural ou a divindades.
Do ponto de vista de Ferry (2010) a filosofia e a busca de uma vida boa, a procura da salvação fora da religião ou seja, a procura da salvação sem Deus somente pelo pensamento lógico crítico e racional. Por meio da Filosofia e possível adquirir um espírito crítico e uma autonomia individual que permite distinguir o justo do injusto o certo do errado, o bem do mal de uma maneira racional ,de explicar vários acontecimentos sem envolver o emocional.
Para o autor (2010) o conhecimento filosófico não dispõe somente de teorias explicativas sobre o acontecimento da existência do homem. Visto que, se interessam pelo ser humano e por todas as aflições que lhe rodeiam partindo para o lado pratico e ético e racional o qual mostra como conviver com outros humanos de uma maneira mais justa. Se Filosofia