Aula Prática - Normas e Vidrarias
OBJETIVO: Informar ao aluno a respeito dos riscos e cuidados que devem ser tomados em um laboratório de Química e mostrar a maioria das vidrarias e equipamentos que serão usados nas aulas práticas.
INTRODUÇÃO: A maioria dos acidentes em laboratório ocorrem por imperícia, negligência e até imprudência dos técnicos, muitas vezes por falta de treinamento e/ou conhecimento das normas de segurança e funcionamento de um laboratório. Cabe ao supervisor/líder de laboratório a responsabilidade de transmitir aos técnicos que trabalham em sua equipe, as técnicas corretas de trabalho e as atitudes que devem ser tomadas para evitar possíveis acidentes. Acidentes em laboratórios ocorrem frequentemente em virtude da pressa na obtenção de resultados. O trabalho deve ser responsável, evitando atitudes que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais.
“Nenhum trabalho é tão importante e tão urgente que não possa ser planejado e executado com segurança”
Assim como conhecer as normas de trabalho e segurança de um laboratório, o técnico deve ter ciência dos cuidados e manuseio de equipamentos e vidrarias presentes no seu ambiente de trabalho. Conhecer o material o qual utiliza no dia-a-dia é de extrema importância. NORMAS DE FUNCIONAMENTO
Pensando em manter o laboratório em condições normais e seguras de uso, algumas normas devem ser seguidas. Dentre elas destacam-se: • SEMPRE utilizar calças, jalecos (de preferência manga longa), botas de segurança, óculos de segurança, luvas de látex.
• Todo laboratório possui EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e todos os funcionários devem utilizar EPI
(Equipamento de Proteção Individual).
• Os reagentes devem ser acondicionados de forma segura e com as respectivas placas indicadoras dos perigos.
• É PROIBIDO fazer brincadeiras dentro do laboratório.
• Manter o laboratório limpo e organizado.
• Identificar as soluções,