Trabalho academico
O organismo humano funciona captando estímulos externos (informações) através de suas funções receptoras, das quais as principais são a visão e a audição, e outras como olfato, tato, paladar e sentidos sinestésicos. Estes estímulos são convertidos em impulsos elétricos e transferidos, através das células nervosas (neurônios), até o sistema nervoso central (medula espinhal e cérebro), onde são processados, emitindo ordens de ação para os mecanismos de ação (geralmente os membros), os quais agem sobre um determinado controle (alavancas, pedais, botões, etc.).
Quando a ação é acompanhada pela função receptora, a mesma pode ser continuamente corrigida através de uma realimentação das informações (mecanismos de feed-back).
Como um exemplo de um Sistema Homem-Máquina, podemos ter um piloto de avião pilotando uma aeronave, no qual o que comanda o sistema é o piloto e a aeronave é a máquina que executa. Nenhuma aeronave sem tripulação supera o extinto de um piloto, a percepção, a habilidade de examinar uma situação além do óbvio e avaliar as conseqüências ou o julgamento de um piloto. Por outro lado, o ser humano é muito limitado em diversas atividades físicas, ele não corre a 100km/h por exemplo e a aeronave vai muito além disso, porém não consegue fazer isso sozinha, precisa de alguém para acioná-la. Homem e máquina, os dois juntos formam o sistema. A união entre o piloto e a aeronave acaba criando a noção do sistema homem-máquina. Portanto, essa dependência entre usuário e máquina cria uma junção e percebemos os