As sete habilidades de um bom negociador
Diariamente negociamos em todas as circunstâncias de nossas vidas, sempre dividindo decisões com outras pessoas, seja em casa ou no trabalho.
A negociação é a comunicação entre uma pessoa ou mais num mesmo objetivo, e o maior obstáculo é o agir sem pensar, seguido do alto desgaste de energia que a maioria das vezes prejudica o acordo.
O professor Willian Ury fundador e diretor do Programa de Negociação da Universidade de Harvard identificou sete habilidades importantes para se tornar um bom negociador dividindo em três grupos: pessoas, problemas e decisões , relacionadas abaixo;
Pessoas
1- Habilidade de ser Filosofo- Manter a calma, autocontrole e uma perspectiva não perdendo o foco no objetivo tomado, tomando cuidado para não entregar o jogo. 2- Habilidade de ser Psicólogo- Colocar-se no lugar da outra pessoa, ouvir com paciência e falar menos, entender o que ela está propondo acima de tudo respeitando e não censurando.
“Para cada minuto de negociação, um minuto de preparo”.
Problema
3- Habilidade de ser detetive- Descobrir ao Máximo as informações da outra pessoa. Quais são os seus interesses? Necessidades? Desejos? Preocupações...? 4- Habilidade de ser Inventor – propor novas idéias e conversar sobre elas. 5- Habilidade de ser Juiz – Decidir se o que está sendo acordado é ou não justo, se está favorável para ambas às partes.
“Tão importante quanto o fato, é a percepção das pessoas com relação a eles. Todos temos percepções diferentes”.
Descisão
6- Habilidade de ser Estrategista – Precisa pensar bastante antes de tomar qualquer decisão, planejar, prevê ações que a outra parte pode tomar. 7- Habilidade de ser Diplomata – Estar sempre de bom humor, ser cordial, amigável. Trabalhando para as outras pessoas dizerem “sim” para suas propostas.
Em uma negociação o ganho tem que ser favorável para ambas às partes.
Negociar também é jogar limpo com transparência, buscando