trabalho academico individual 4
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 conhecimento das técnicas de primeiros socorros
2.3- Conceito e descrição de gerenciamento de crise em segurança do trabalho
2.4- Obrigatoriedade e responsabilidade da prevenção de acidentes na empresa
2.5- Papel do profissional da segurança do trabalho, enquanto responsável por promover a qualidade de vida de colaboradores, evitar LER (Lesões por esforços repetitivos) e afastamento por estresse de trabalho (burnout)
2.6 - Conceitue e caracterize 2.1- Conceito de cultura prevencionista
2.2- Importância do prevenção a incêndio
2.7 - Caracterize prevenção e combate a sinistro
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem objetivo de apresentar estudos e pesquisa realizadas na área de metalúrgica, através de acompanhamento da disciplina do curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho, de Psicologia e Qualidade de Vida do Trabalho, Programas de Prevenção, Proteção em Máquinas e equipamentos e Prevenção e Combate a Sinistro, Técnicas de Primeiros Socorros e Seminário Interdisciplinar V do 4° e 5° semestre flex.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – Conceito de cultura prevencionista
No Brasil e no mundo, as empresas têm cada vez mais mudado sua postura em relação às questões ligadas à segurança e à saúde do trabalho. Sai de cena a posição legalista, que visa apenas a atender ao que diz a legislação, e entra em seu lugar a percepção de que ao investir na segurança e na saúde de seus empregados a empresa está obtendo resultados muito concretos e eficientes no seu processo de trabalho. Ao interferir nesse processo para dar mais segurança aos seus colaboradores, a empresa normalmente consegue resultados muito positivos, pois além de reduzir os prejuízos com acidentes e as doenças o trabalhador passa a perceber que é valorizado. Muitas vezes a adoção de soluções simples representa reduzir etapas ou eliminar gargalos. As empresas que adotam uma cultura da