Trabalho 5 Grau De Aprendiz Ma Om
VEN.’.M.’.IIR.’.1º e 2º VVig.’.MM.’.II.’. IIr .’. OOF.’. MEUS IIr.’.
Aug.’.E Resp.’.LOJ.’.Simb.’.PHOENIX FRATERNAL Nº 306
S.’.
F.’. U.’.
QUINTA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM
Ir.’. Marcelo Lozzardo Pinto
Já esmiuçamos em trabalhos anteriores a forma da Loja, citando o Templo de Jerusalém como imagem e representação do Universo e todas as maravilhas da criação. A Loja representa a superfície da terra com os quatro pontos cardeais: Oriente, Ocidente (“caminho da luz”), Norte e Sul, sua largura; com terra, fogo e água sob nossos pés, e ar sobre as nossas cabeças, acima das quais representa o teto da Loja um céu estrelado, símbolo de um mundo imaterial.
Sustentada por três CCol, a Loja de Aprendiz é governada pelo Ven, fonte e fundamento da SABEDORIA em sua Loja, e pelos IIr Primeiro e Segundo Vigilantes, que representam as CCol da FORÇA e da BELEZA, respectivamente.
No significado histórico e filosófico das três CCol, a sabedoria jônica venceu a força espartana (dórica) e, quando ato e potência se equilibraram, surgiu a beleza, que se completou mais tarde, já na época helenística, ensejando a perfeição da colunacoríntia e completando o ternário, o qual, por sua vez, viria a repercurtir em toda a história da humanidade.
É regra colocar as CCol sobre o Altar das três luzes (Ven e VVig), cada qual com sua coluna correspondente, figuradas nos Altares por Pilares: o Pilar da SABEDORIA no Oriente; no Setentrião, o Pilar da FORÇA e no Sul, o da BELEZA. Representam o complemento de tudo, uma vez que SABEDORIA, FORÇA e BELEZA retratam os três aspectos da Criação: o Idealizador, o G A, Aquele que imagina a perfeição e assim torna perfeita essa imagem; a Potência, que constrói a perfeição de Si, ou a que nos sustém em nossas dificuldades; e a Qualidade de quem Se reconhece na própria obra e ali contempla a própria perfeição.
A Beleza, enfim, é o que nos agrada os sentidos com seus padrões estéticos: “Deus contemplou sua obra, e viu