Trabalho 2
A condutividade térmica é a capacidade de um material para conduzir calor. O recíproco é a resistividade térmica, que é a capacidade de um material para isolar por não conduzir calor. Bons condutores são maus isolantes, e bons isolantes são maus condutores. O alumínio e o cobre têm diferentes níveis de condutividade térmica.
Condutividade térmica em metais
A condutividade térmica de metais está estreitamente correlacionada à sua condutividade elétrica, porque o calor pode também ser conduzido por elétrons de valência, que se movem facilmente na maioria dos metais. Assim, os metais tendem a ter uma condutividade térmica alta, e consequentemente não são bons isolantes.
Condutividade térmica no alumínio
O alumínio puro tem uma condutividade térmica de cerca de 235 watts por Kelvin por metro, enquanto a maioria das ligas de alumínio tem uma condutividade térmica substancialmente menor, de 120 a 180 watts por Kelvin por metro.
Condutividade térmica no cobre
O cobre puro tem uma condutividade térmica sensivelmente mais elevada do que o alumínio, de cerca de 400 watts por Kelvin por metro. Por isso, é claramente a melhor escolha para utensílios de cozinha. O único metal comum com uma condutividade térmica mais elevada é a prata, com cerca de 430 watts por Kelvin por metro, mas a prata é muito cara para se considerar em utensílios de cozinha
O que é Condutividade elétrica
Capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica. Quanto à condutividade, os materiais podem ser classificados em condutores (os metais são os melhores condutores), semicondutores e isolantes (ou dielétricos).