Trabalho 2 Semana
Ana Rosa – 4268
Ligia Oliveira – 4271
2ª Semana
4. Balança Comercial
5. Incoterms
6. Poupança dos agentes económicos
Trabalho apresentado ao docente: Professor Dr. José Carlos de Sousa Martins da unidade curricular: Macroeconomia
Ano: 2014 / 2015
Turma: T2
Curso: Licenciatura Gestão de Empresas
4. BALANÇA COMERCIAL
Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países.
Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.
Portanto, podemos expressar o saldo da balança comercial, desta maneira:
Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superavit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um déficit.
Contudo, o déficit comercial pode ser compensado com os superávits das restantes balanças correntes. Tal foi o caso de Portugal durante grande parte da segunda metade do século XX com as remessas dos emigrantes, que são contabilizadas na balança de transferências correntes. A razão entre as exportações e importações dá-los a taxa de cobertura das importações pelas exportações, ou, simplesmente, taxa de cobertura. Esta taxa indica-nos em que percentagem as exportações pagam as importações.
A balança comercial de um dado país regista todas as transações de mercadorias entre residentes e não-residentes desse país processadas durante um período de tempo determinado (normalmente, um ano). Logo, o seu saldo é determinado pela diferença entre o montante das exportações (EXP) e o montante das importações (IMP) de bens verificadas num ano.
Note-se que a Balança Comercial pode ser referente às