Trabalho 1 CP
PERFIL PESSOAL
Sigmund Freud nasceu em 1856 na cidade de Freiberg, na Morávia, desde pequeno Freud era brilhante nos estudos e primeiro da classe. Devido ao seu desempenho acadêmico e uma preferência de sua mãe, Freud teve o privilégio de ter um quarto só para si, onde pode estudar em paz.
Em 1873, aos 17 anos, Freud ingressou na faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Nos anos de faculdade trabalhou em um laboratório de neurofisiologia, até sua formatura, em 1881.
Freud era habitado por um grande desejo de ser um grande homem da ciência, “ser um cientista e mudar o mundo”.
Em 1882, Freud conheceu e se apaixonou por Martha Bernays. Ficaram noivos em 1886. Antes de se casarem, Freud trabalhou durante seis meses em Paris com o neurologista francês Jean-Martin Charcot. Com este, observou o uso da hipnose no tratamento da histeria e viu estimulado seu interesse para os distúrbios mentais. Nos anos seguintes tornou-se especialista em doenças nervosas e fundamentou a teoria psicanalítica da mente.
Freud levava uma vida de patriarca autoritário. Ele dedicava seu tempo as suas pesquisas, a sua família, aos amigos e discípulos. Todo verão Freud alugava uma casa nas montanhas para passar as férias com a família.
Freud curioso por antiguidades e culturas distantes, coleciona objetos. Essa paixão arqueológica o arrasta para as antigas civilizações. Cercado por suas estatuetas, figuras romanas, gregas, egípcias, ele analisava os sonhos de seus pacientes e os seus. Ele os interpretava como se decifra um idioma desconhecido.
Em 1920, Freud perdeu sua segunda filha, Sophie, vitima de uma epidemia. Afetado pela guerra e pela morte de sua filha, Freud escreveu "Além do Princípio do Prazer", onde ele reconheceu o instinto da morte.
Em 1923, Freud passou pela primeira de uma série de cirurgias para extrair um tumor no palato. A partir desse momento Freud passou a ter dificuldades para falar, sentia dores horríveis e desconforto.
Faleceu em 1939, em Londres