Trabalho 02
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA
TÉCINICAS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIA. DISSOLUÇÃO FRACIONADA, FILTRAÇÃO E EVAPORAÇÃO.
1) INTRODUÇÃO O presente trabalho consistiu na separação de uma mistura de substancias sólida, sal e areia. Sendo utilizadas operações simples de laboratório, inicialmente a dissolução do sal em água em um béquer, onde a areia se mantém no fundo e posteriormente a filtração da solução, retirando a areia da mistura. Filtração pode ser definida como o processo de separação dos sólidos de suspensões líquidas e, também para separação de partículas sólidas de gases. Tendo por objetivo a separação mecânica de partículas sólidas com o auxilio de leito poroso.
O material que tem por objetivo permitir a passagem do soluto retendo partículas sólidas é denominado filtro, podendo ser constituído de: algodão, porcelana porosa, vidro especial, fibra de vidro, amianto, ou como o utilizado no experimento papel de filtro. O papel pode ter especificações quanto aos tamanhos de partículas que o mesmo pode reter, algo que o pesquisador deve ficar atento para evitar erro nas aferições.
A filtração ocorreu com o auxilio da gravidade, sem ser utilizado outro instrumento que acelerasse o processo, como o auxilio de uma trompa de água, que provocaria uma pressão reduzida dinamizando o processo. Após a filtragem a solução foi aquecida de maneira que toda a água evaporasse e a porcentagem de sal da mistura fosse descoberta, em conjunto com a da areia previamente descoberta por filtração.
É de extrema importância os métodos de separação, para a sobrevivência da humanidade, como exemplos: a água que passa por processo de separação antes de ir para os consumidores, exames laboratoriais que envolvem a separação do plasma e do sangue, no setor de energia onde o petróleo sofre uma separação bem mais complexa resultante em diferentes compostos,