Trabalho 01
ESTATÍSTICA – TRABALHO 1
BAC011
THIAGO HENRIQUE DE OLIVEIRA - 25292
ITABIRA
2015
SÉRIES TEMPORAIS O gráfico série temporal é utilizado quando os dados são observados em diferentes instantes do tempo, seja diariamente (preço de ações, relatórios meteorológicos), mensalmente (taxa de desemprego, IPC), trimestralmente (PIB). Esta série também é chamada de histórica ou evolutiva. O objetivo da análise de séries temporais é identificar padrões não aleatórios na série temporal de uma variável de interesse, e a observação deste comportamento passado pode permitir fazer previsões sobre o futuro, orientando a tomada de decisões. Figura 1: Representação de um gráfico de série temporal.
Exemplo 1: Considere a tabela a seguir referente a medição da altura de 100 alunos da UNIFEI - campus Itabira e plote um gráfico tipo série temporal:
Gráfico:
Obs: A representação anterior mostra a variação da altura de 100 estudantes da Unifei-campus Itrabira, e podemos ver nitidamente a diferença entre as alturas dos aluno nesse gráfico.
GRÁFICO DE CAIXA O gráfico de caixa (tradução do inglês box-and-whisker plot, literalmente, gráfico de caixa e bigode, ou, simplesmente, boxplot) é uma forma extremamente eficiente de resumir graficamente um conjunto de dados. Sua construção usual está baseada na mediana, quartis, cerca interna e valores adjacentes. O desenho é frequentemente construído na vertical, com a variável de interesse no eixo das ordenadas. O processo de construção, na escala adotada, é
Um retângulo (a caixa) é desenhado com início na posição do primeiro quartil até o terceiro quartil. O comprimento da caixa, portanto, é a amplitude interquartílica.
A mediana é desenhada como um traço dentro da caixa.
Um segmento de reta é desenhado do primeiro quartil até o valor adjacente inferior; outro do terceiro quartil até o valor adjacente superior. Esses são os bigodes.
Os valores menores