Trabalhando com o inimigo
Desatento, orgulhoso, mandão ou omisso. Driblar as diferenças de personalidade no ambiente de trabalho parece ser mais uma tarefa essencial, porém de difícil cumprimento, para os profissionais.
Se você tem a oportunidade de escolher amigos com os quais divide afinidades e interesses, no escritório tudo é diferente. Você que odeia brigas é obrigado a conviver com alguém que só trata os outros no grito. Se você faz o tipo estressado, depara-se com outro que deseja manter um clima agradável acima de tudo. Além de ter de lidar com colegas que mal cumprem suas tarefas, ou que fazem da sala do escritório uma extensão da casa própria casa.
Reconheceu em sua rotina algumas das situações anteriores? Isso não deve ser motivo para desespero, mas sim para aprendizado. Melhorar seu relacionamento interpessoal é uma das chaves para o sucesso. Além disso, fazer o possível para manter o ambiente harmonioso e saudável certamente contribui para o desenvolvimento da equipe.
Conheça alguns tipos comuns de colega de trabalho:
O Folgado - É aquele que faz cara de ocupado, mas passa o dia inteiro no MSN combinando festa com os amigos. Na hora das reuniões, tenta levar crédito pelo trabalho de todo mundo e irrita profundamente. Mas como o cara é parceiro de cerveja no final de semana, o povo acaba relevando. Solução: chama o cara para o trabalho. Pede ajuda, envolve a criatura nas atividades realizadas. E se não adiantar, chama o chefe.
O Olheiro - Esse tipo está o tempo todo andando pela empresa. Sabe onde todo mundo está e o que está fazendo. Quem já terminou o trabalho, quem ainda tem pendências, quantas vezes cada um foi no banheiro ou tomar café. Cuida da vida e do trabalho de todos enquanto o dele se acúmula em cima da mesa. Passa tanto tempo preocupado com o trabalho dos outros que nunca tem tempo pra fazer o seu.
O Fofoqueiro -Apesar de levarmos sempre a fama, os homens são igualmente (ou até mais) fofoqueiros. Em todo lugar tem